quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Nevou!

Eu nao vi, mas tenho um amigo que viu! :-)

Como nos ultimos dias, hoje ta o ceu limpo e azul... mas a cidade encheu-se de um tapete branco, e no tram via-se as arvores dos parques todas brancas. E daqui da LaranjaElectronica veem-se os telhados brancos das casas em volta.

sábado, 20 de janeiro de 2007

Dias de Tempestade

Nao, o Tom Cruise e Nicole Kidman nao vieram a Holanda. Foi mesmo uma tempestade -das grandes- que assolou toda a Europa Central. Os comboios pararam, alguns trams tambem. As 4 da tarde, ja tinham corrido o pessoal todo da LaranjaElectronica, e tava tudo a caminho de casa. Uns quantos a voar. No regresso, vi bicicletas a voar, os respingos dos carros a serem levados a 5 metros de distancia, e caixotes do lixo a rebolar pela rua.
Curiosamente, esteve sol a maior parte do dia, e ao chegar a casa ainda passei pela praia. Vento forte e frio, mas com o horizonte claramente visivel, onde um sol alaranjado. Um bonito espectaculo de natureza selvagem. 5 minutos depois, ja tava em casa no quentinho. E depois, comecou a chover a potes.

Esta manha, o noticiario indicava que na Holanda tinha havido 7 mortos durante o temporal... sobretudo devido a quedas de arvores e muros. Em Roterdao, foram carros pelo ar, montras partidas e telhados pelo ar. A coisa teve agreste mesmo...

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Mais um fds em Portugal. Lusco-fusco. Neste caso, como se tratava de um Taborda Fedorento, e nao do Gato Fedorento, em vez de 5-7 minutos sao 48h. Mas muito intensas.
Sim, Taborda Fedorento. Tou outra vez sem duche quente em casa. A caldeira voltou a pifar. Portanto, "n'a pas" de duche nem de aquecimento central. O aquecimento nem e a prioridade, porque o forno de 2000W chega para o gasto. Mas duche frio na Holanda em Janeiro e agreste. Se me aventurasse naquela agua gelada, em vez de fofinho e cor-de-rosa, ficaria roxo e cor-de-rosa. Isto ja me aconteceu, como ja aqui tive oportunidade de escrever. E sempre me fui desenrascando a tomar o duche no ginasio. Desta vez, foi um pouco diferente. Por alguma razao que me ultrapassa, os tugas da LaranjaElectronica estiveram esta semana em mare social, e houve jantares e copos a torto e a direito, pelo que tive uma agenda social bastante ocupada, e menos oportunidade de ir ao ginasio. Mas nao fiquem a pensar que eu andei uma semana sem tomar banho! Senao por esta hora ja tinham ouvida nas noticias que tinha havido um ataque quimico de um terrorista cabeludo a Orange na Holanda, e concerteza me teriam cobrado excesso de peso no aviao de regresso a Portugal, dada a quantidade de esterco acumulado. [Para os que ja estam a gritar "Yuck!" ficam a saber que os pilotos do Paris-Dakar, ou melhor Lisboa-Dakar, nao tomam banho durante 15 dias, e passam o dia a suar que nem uns cavalos.] A minha tabua de salvacao esta semana foi a Xuxa, que entretanto veio viver (de raspao) para um apartamento a 70 metros da minha humilde residencia a beira-mar plantada. Portanto, de manha, era so tratar toques de telemovel, agarrar na mochila com a toalha e a muda de roupa andar (de lado, por causa do vento) 70 metros, e la estava eu debaixo de um duche quentinho. 20 minutos depois, la saia eu fresco que nem uma alface, "squidgy-squidgy clean", pronto para enfrentar de novo a loucura do dia a dia. Bom, aqui o fresco era uma figura de estilo, como o leitor deve facilmente perceber, porque eu tomo banho bem quente e demorado. E saio literalmente da banheira a fumegar na altura do tempo mais frio. Mas passados 15 minutos, era mesmo fresquinho que ficava. Assim que eu e a Xuxa metemos o pe na rua, o ventinho cortante de Scheveningen faz desaparecer quaisquer resquicios de sonolencia que pudessem restar. As orelhas ate encolhem! A coitada da Xuxa lava o cabelo todos os dias de manha, e naquela manha deixou o gorro-arrumador-de-carros em casa, pelo que nao deve ter passado um momento especialmente agradavel. Ate o neuronio deve ter encolhido!

quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

A boca do dia!

Hora de almoco, tempo de matrecos. Para quem ainda nao sabe, a sobremesa tipica da LaranjaElectronica e um jogo de matrecos. Ja deve vir incluido no KitSandocha!
Hoje, 3 portugas aproximaram-se da mesa. Na falta de um 4o elemento, associamo-nos a outros 3 holandeses entretanto chegados. Formamos equipas mistas, e comecaram as hostilidades.
O Gustavo nao gosta de jogar a baliza, e numa das trocas de equipas disse a frase que ficou para a historia da matrecada laranja: "I SUCK BEHIND"...

terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Regresso 2007

De novo em terras holandesas. Depois de quase 2 semanas em terras lusas, com um natal atarefado e um fim de ano algarvio, volta-se a carga na LaranjaElectronica, Haia, Scheveningen.....o costume!

Primeira ida de manha para o tram 9, como de costume. Vento, frio, ruas quase desertas. Entre a minha casa e a paragem do tram e uma avenida com cerca de um kilometro de comprimento. No meu passeio vejo la ao fundo um vulto vestido de negro. A medida que se aproxima, reparo que esta de capuz, botas de atilhos, provavelmente Doc. Martens, e calcoes! Mais proximo, vejo que se trata de uma figura masculina, com todas as roupas negras, e no blusao alguns simbolos vagamente tribais. Por baixo do capuz, um reluzir metalico indicava que haveria por ali alguns piercings. Ao cruzarmo-nos, ele diz "bom dia" em holandes, e faz um aceno de cabeça. E esta, hein? Eu sei que me costumo vestir na descontra, para nao dizer um pouco a balda, mas acho que ainda nao chega para me confundirem com um elemento de um clan dread-metaleiro-chunga... Pelos vistos, da. Resolucao de ano novo: renovar o guarda-fato ja!

terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Gadget de Natal


No voo de regresso a base, fiz ricochete em Frankfurt. Nas freeshops daquele portentoso aeroporto que em tempos idos ja tratei por tu, encontrei isto: o GorillaPod. Este brinquedo de um par de euricos da um jeito descomunal, quanto mais nao seja para conseguir por a maquina em cima de um muro, um movel ou no chao. Em situacoes mal complicadas, permite segurar a maquina a um poste de transito, uma arvore, uma garrafa ou uma porta. Simples e eficaz, como qualquer engenheiro aprecia!
Inconveniente: assim q se tira isto do bolso, vem logo alguem a dizer "aaaaaaaaah, que giro! Deixa ver!..." e depois passa a meia hora seguinte a torcer as pernas em todas as direccoes, como se fossem putos de 5 anos... Bem, nao se pode ter tudo.