quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Veiculo de substituicao

O meu fiel Abobora, ou seja, o meu carro, estava a precisar de mudar de oleo. Como sempre, esta operacao esta longe de ser trivial: para alem do Abobora ser um bebado inveterado (bebe 6,5 litros de oleo), o oleo tem de ser de uma referencia especial, tem de levar um filtro "reciclavel" que tambem nao e trivial de encontrar, e a oficina tem que ter um computador para avisar o sistema do carro que o oleo foi trocado. Pode ser tudo mariquices, mas eu trato bem o meu bichinho.
Maos-a-obra, perguntar aos amigos quais sao as oficinas de referencia, descobrir se tem tudo o que e preciso, e -mais dificil- encontrar uma que fique perto dos sitios por onde ando. Depois de uns dias atarefado, la encontrei o sitio certo. Fui la fazer uma visita, e pareceu-me um sitio profissional. Fiz as 500 perguntas da praxe, mas fiquei convencido: marquei a intervencao cirurgica para esta manha.

As 10 da manha, la estava eu a entregar o Abobora. Vejo um mecanico com um carrinho tipo de mesa com todos os componentes que eu tinha pedido, e de facto eram os correctos. Caros pra burro, mas eram os correctos. "Assine aqui, de ca a chave, isto demora 2h30 mais-ou-menos, e nos ligamos quando tiver pronto" - disse o recepcionista. Bom, tudo normal. E depois eu pergunto:
"Bom, e agora como e que eu saio daqui para ir para o escritorio?
- Olhe, ha ali uma paragem de autocarro. Mas nos temos veiculo de substituicao de graca, se quiser...
- Olhe, isso e uma grande ideia! Vamos nessa!
- Ok, tome la a chave... Esta atras de si."
Eu olho pra chave, de 3 cms, a pensar : "isto nao pode ser de um carro normal..." CARRO? Eu olho pra tras, e la estava um par de biclas pasteleiras (novinhas em folha, entenda-se) para uso dos clientes. Bom, de facto, sao veiculos de substituicao, nao sao? E, pronto, la fui a pedalar para o escritorio...
Bem-vindo a Holanda!