segunda-feira, 7 de julho de 2008

Suid-Afrika


Para os mais desatentos, e Africa do Sul na lingua local, o Afrikaans (um primo nao muito longinquo do holandes).
Depois de 10 dias por Joanesburgo, missao cumprida: voltar inteiro, vivo e sem buracos de balas. Aquilo nao e o faroeste, mas pouco falta. Para dizer verdade, nao vi a ponta de violencia, mas la que ha potencial, isso nao ha duvidas.
Como piece-de-resistance, fomos a favela chamada Alexandra. 750.000 habitantes, ou seja, do tamanho de Lisboa. E uma visita a uma favela abana sempre os nervos. Talhos ao ar livre, casas de lata, criancas a brincar na rua... enfim, 1000 imagens para mais tarde recordar. Mas ao contrario do que seria de esperar, havia sorrisos por todo o lado. E nao levamos um tiro, como muitos previram. Seja como for, gostei da experiencia, mas nao recomendo que se va la sozinho...
Tambem foi altura de tirar a barriga de miserias da comida holandesa; naquela bendita terra, os bifes de 1kg vendem-se a 12 euros. Agora imaginem o estrago q nao foi.
Mas resumindo, aquilo e uma terra de oportunidades, embora ainda tenha uma mao-cheia de problemas a resolver. Mas quem gostar de boa comida, muito sol, e andamento, e pra la que tem de ir!