terça-feira, 22 de setembro de 2009

Doisneau em LEGO



E sempre bom quando vemos alguem que partilha os mesmos interesses que nos. Melhor ainda, e quando descobrimos alguém que os consegue combinar. Isso sim, e de valor.

O Holandês Rastejante – ou seja, a minha humilde pessoa – e um grande fa de LEGOs desde tenra idade, e faz da fotografia um dos seus hobbies. Julgava eu que seria difícil combinar os dois, para alem de tirar as fotografias dos catálogos que colecciono avidamente desde que me conheço por gente. Reconheço o desafio técnico de fotografar as pecinhas coloridas, tal como qualquer pessoa que já fotografou em estúdio: devido a grande quantidade de arestas bem delineadas, fotografar uma cena em LEGO e um pincel porque fica cheia de sombras. Com luz a mais, a imagem mais parece um desenho animado de segunda qualidade.

Ate que alguém decidiu reinventar a roda: recriar as obras classicas dos grandes mestres da fotografia (Robert Doisneau, Robert Capa, etc…) com as personagens da LEGO. O génio que merece beijinhos chama-se Mike Stimpson, e para alem da originalidade, tenho de lhe tirar o chapéu pela qualidade das imagens que publica. Podem ver mais imagens na galeria.