domingo, 17 de dezembro de 2006

Breda e a Ervilha Maravilha

Dia de conhecer Breda, a cidade onde se encontra a Tita, a Ervilha Maravilha. Uma
hora de comboio a partir de Haia. E claro esta, o tempo nao ajudou. Breda é uma pequena cidade estudantil no sul da Holanda, e a Tita a mesma coisa. :-) Uma risonha estudante de turismo, leia-se turista, tipo tamagotchi para a escala holandesa, perdida no sul deste pais cheio de agua.
A Tita do blog ao lado, e uma portuguesinha electrica e animada a fazer o seu ano de Erasmus, que tem a particularidade de nao comer fritos, mas dar forte e feio nos gelados. Embora eu esteja supostamente em contencao calorica, nunca me nego a acompanhar um portuga numa manobra destas, e resolvemos experimentar os gelados australianos (sim, da terra dos cangurus) que existem em algumas cidades aqui da Holanda. E nao e que sao bons de verdade?
Mais umas voltinhas, e vimos umas coisas curiosas: a nova versao do modelo do meu carro parado em frente a uma loja de comida turca. Quando me viram a espreitar la pra dentro, ainda se meteram comigo no gozo, e quando vi a pinta do dono do carro ( e da loja) percebi que estava prestes a entrar num episodio dos Sopranos. Pouco mais a frente, fomos a uma loja de bebidas alcoolicas, para eu levar para a festa dessa noite, em busca de Absolut Vanilla. Nao havia, trouxe Absolut Raspberry. Quando estavamos na fila para pagar, a senhora da frente, vira-se para nos com um sorriso e pergunta: "Desculpem la, mas posso perguntar que lingua é que estao a falar?
E portugues. Eu sei que e dificil de acreditar, mas eu juro a pes juntos que e uma lingua latina..." respondi eu. E depois, a Tita e eu passamos o quarto de hora seguinte a rir.
A cidade pouco mais tem que um centro cheio de lojas, agora no natal cheias de gente atarefada a comprar de tudo um pouco, e um par de igrejas, junto de um parque muito bem cuidado, cheio de lagos e patinhos. E chuva, muita chuva. Mas isso vem de brinde...
Foi mais uma visita relampago, porque ela tinha que estudar holandes para um exame, e eu tinha de regressar a Haia para os anos do Miguel.
Mais uma tuga perdida na terra das socas!