terça-feira, 26 de setembro de 2006

Day Zero @den Haag

Depois de chegar à 1h00, e ter pago 105 euros de táxi, bati à porta do hotel. Claro que não tava lá ninguém, nem o meu quarto era ali. Claro. Não fosse o belo do Holandês Rastejante ter ligado a avisar que ia chegar tarde, tinha dormido na rua. Afinal o meu quarto é um apartamento noutra morada, que o GPS (esse salvador da pátria disse que era a um kilometro dali), e ficou combinado com a senhora do hotel ) o original que ela me dava o código da porta, eu entrava na recepção sem fazer barulho, e lá estaria a minha chave do quarto junto com a morada definitiva. Assim foi. Simples? Tão simples que até o taxista ainda deve tar a coçar a cabeça quando lhe tentei explicar o filme. Mas já cá estou!
O taxista era um puto turco que estudava economia durante o dia, e era taxista à noite. Entre conversas de Doner Kebap e Lahmacun (pizza turca) dos meus tempos na Alemanha, ele ofereceu uns biscoitos de chocolate q souberam a ginjas! :-)
Chegado à morada definitiva, toca de alancar 3 andares de escadas em caracol com o meu saco-porta-contentores às costas? Elevadores? Isso deve ser coisa pra turistas.... e eu tou cá pra trabalhar. Entro no quarto, umas águas furtadas, e descubro uma cama de casal, daquelas que recolhe para dentro de um móvel. Uma lareira sem buraco para meter lenha, uma kitchenette e uma televisão. Nada mau. Pera lá.... falta aqui qqcoisa! Casa de banho? Cadê??? Passo em revista o patamar do meu andar, e uma das portas diz "WC" em vez de "apartement"... Tento entrar, e nada. A porta só abre com o mesmo cartão magnético que abre a porta do quarto. Lindo serviço: casa de banho do povo, mas selectivo. Isto vai dar um novo sentido à expressão "enviar um fax". Mas pronto, aparte o pormenor do acesso cibernético, tem um aspecto bastante aceitável.

Fase 2: ligar o pc, e arranjar rede. Demanda dos templários! Existem milhares de redes sem fios aqui, todas elas codificadas. Como sou cliente do kanguru da TMN, e por conseguinte, da pt-wifi, deveria conseguir ligar-me à rede da KPN que tem um hotspot mesmo debaixo da janela do meu quarto? Julgam que o login funcionou? Pois, ainda tou à espera. A minha safa é que havia por aqui uma rede "Apple Networkf62f02" que não estando protegida, me deixou passar. E cá esotu eu a bloggar. Juro que nunca mais digo mal dos Apples...

Amanhã, o meu boss deu-me o dia livre, e à noite vou conhecer o pessoal português que também anda por aqui. A ver vamos, como diria o ceguinho... :-)