quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Jantar com os tugas

A minha anfitriã-designada, a Ana, telefonou-me a dizer que tinha recebido ordens do chefe para me mostrar como é que as coisas funcionavam por aqui e para organizar um jantar entre os portugas que por cá andam.
Assim foi, ela veio até este fim de mundo, pq não estou perto do centro da cidade e sim ao lado da praia, e aí começou a aula prática.

Lição 1: andar de transportes

Aqui só ha autocarros, eléctricos, e comboios. Para os comboios compram-se bilhetes normais, para tudo o resto existe o Strippen Kaart. E não, não mete striptease pelo meio, embora varoes metálicos não faltem nos eléctricos. Os bilhetes vêm numa tira gigante, com 45 unidades, com picotado entre elas. Por cada zona, carimba-se na maquineta um quadradinho, mais um, que é a "bandeirada". Nada simples, ao principio faz um bocado confusão, mas agora ja me habituei a andar com o harmonio no bolso. Ponto positivo: aquilo é válido em toda a Holanda.

Lição 2: onde fica a Orange NL

"Tas a ver aquele edificio ali muito ao fundo que diz Orange? É aliiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...." , diz a Ana enquanto iamos no tram 9 a toda a velocidade. Viva o GPS, senão tava bem tramado. Mesmo assim, antes de chegarmos ao centro, o tram faz uma paragem de emergência, com velhinhas a serem projectadas 5 cm pra frente, e as mais novas a aproveitarem para dar uma volta ao varão. Só a mim é que acontecem acidentes de tram; pelo a Ana que tá cá há mais de um ano, nunca tinha visto nenhum.

A janta

Como era noite de Liga dos Campeões, joga o Benfica e o Porto, e afinal somos 4 rapazes e apenas 2 raparigas, a escolha do restaurante, recaiu sobre o Pizza Hut. Qual é a relação? É que fica ao lado do pub inglês que ia dar os jogos em directo. :-)
Depois do tradicional pão com queijo, vieram 3 pizzas familiares, e pela primeira vez comi as pizzas que têm queijo enrolado no rebordo da massa. Not bad, not bad...
Aqui ficam as fotos dos tugas perdidos na Orange NL: