segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Ville-Lumiere!


Sim, era Paris.

Motivo: os franceses que fizeram Erasmus comigo em Darmstadt reuniram-se em Paris para uma jantarada de recordacoes. Entao que estava la eu a fazer? Pois, eu sempre fui tratado como Frances Honorario, porque alguns meses depois de estarmos em pleno Erasmus ainda havia alguns colegas que acreditavam que eu era frances.
E assim foi: chegaram colegas de Hamburgo, Haia, Milao e Paris, para um jantar na Rue Mouffetard. Claro que os de Paris demoraram muito mais tempo a chegar, por causa do transito.
Depois da habitual hesitacao para a escolha do restaurante, pusemos as tagarelices em dia. Depressa percebemos que ha qqcoisa em comum: directamente ou indirectamente, muita gente trabalha para a industria aeronautica francesa, vulgo Airbus. Segundo ponto, ha uma certa tendencia para andarmos com raparigas estrangeiras. Os que me conhecem ja sabem a minha anterior tendencia para o bloco de leste. O colega de Hamburgo com 1,98m vai casar com uma brasileira, um dos parisienses tinha acabado de se casar com uma georgiana, e outro anda com uma chinesa... Isto so pode querer dizer uma coisa: as nacionais devem andar com estrangeiros! Isto e que e o verdadeiro intercambio cultural. Se calhar e por isso que o LePen tem tanto sucesso por terras gaulesas.
Raparigas aparte, Paris e sempre Paris. Sozinho ou acompanhado, regressar a Paris e -para mim- regressar a casa. So la morei um par de meses, mas tenho la muitas recordacoes. Ver a torre Eiffel e o arco do triunfo? Deixo isso para os americanos endinheirados e os parzinhos de apaixonados. Paris e mais que isso. Pelo menos para mim.
[Cenas dos proximos capitulos]